sexta-feira, 14 de junho de 2013

ATIVIDADE 2

ATIVIDADE 2 (COM BASE NO FILME "O GRANDE DESAFIO")

Neste filme, o interesse para a Didática do Ensino Superior repousa sobre a metodologia e as técnicas usadas pelo Professor para convencer e persuadir seus alunos a debaterem em universidades distintas e a seguirem muito longe com isso, apesar das adversidades e contrariando alguns interesses imediatos do grupo. Houve motivaçãoe paixão naquele fazer pedagógico!

De posse deste preâmbulo, procure fazer uma autoanálise e procurar em sua memória uma situação semelhante a essa na qual você tenha sido "o motivador", " o condutor"  como docente e que ajudou a transformar a vida de alguém ou de muitos/as. Conte aqui essa história! Caso não a tenha, dê sua opinião sobre o filme!!!

20 comentários:

  1. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 14 de Junho de 2013
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande Santos.
    Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.

    ATIVIDADE 2 (COM BASE NO FILME "O GRANDE DESAFIO")RESPOSTA!

    Neste filme, o interesse para a Didática do Ensino Superior repousa sobre a metodologia e as técnicas usadas pelo Professor para convencer e persuadir seus alunos a debaterem em universidades distintas e a seguirem muito longe com isso, apesar das adversidades e contrariando alguns interesses imediatos do grupo. Houve motivação e paixão naquele fazer pedagógico!

    De posse deste preâmbulo, procure fazer uma autoanálise e procurar em sua memória uma situação semelhante a essa na qual você tenha sido "o motivador", " o condutor" como docente e que ajudou a transformar a vida de alguém ou de muitos/as. Conte aqui essa história! Caso não a tenha, dê sua opinião sobre o filme!!!

    O grande desafio

    Esta História aconteceu na cidade de Marchall, Texas 1935 (Baseado em fatos reais). A equipe da faculdade Wiley College, do Texas é formada pelo professor Melvin Thompson (Denzel Washington). Após participarem de vários debates e vencerem acabam entrando nos ciclos de debates entre as universidades. (Campeonatos).

    O professor sempre motivando os seus alunos desperta neles uma grande capacidade e autonomia para que eles possam vencer os desafios contra as outras instituições a ponto deles enfrentam uma renomada universidade (Harvard) perante uma enorme plateia. O debate sobre a desobediência civil é transmitido para todo o país. Campeã no debate a equipe do Wiley College era formada por: Samanta; Rui; Jhames. Eles ainda ficaram invictos por mais 10 anos.

    Dentre os vários métodos de aplicação das técnicas de didática o professor procurou fazer uma peneira para selecionar os alunos que se destacaram, e a partir dai formou um grupo de debates (Com temas pre definidos). Sempre acompanhando seus alunos e procurando lapidar o que cada um tinha de melhor, procurando mostrar – lhes que apesar de negros eles poderiam superar todas as adversidades.

    Um fator chave para uma boa retórica esta na leitura pois ela vai dar para o orador um bom embasamento no tema a ser trabalhado (Vivemos em um mundo de múltiplos conhecimentos) quanto mais leitura mais argumentação o orador vai ter.
    No momento em que eles estavam prestes a enfrentar a universidade eles tiveram que estudar, se preparar pois o tema estava baseado na “desobediência civil”. Isso nos mostra o quanto é importante para um educador se preparar para desempenhar uma boa aula ou ate mesmo um seminário.

    Com relação a situação eu sempre incentivo meus alunos e acredito na educação como uma forma de construção do ser humano para a boa convivência em sociedade, pois a educação ela liberta o homem das amarras da ignorância e o direciona para um futuro melhor. A busca do estudo e de uma boa educação é responsabilidade de todos e principalmente do estudante que deve ser o principal interessado.
    ************************************************
    Quando eu tirava licença, eu falava para os alunos estudem que eu estou estudando, daqui a alguns anos estarei dando aula no Estado! (Pronto dito e feito). Procurei fazer um curso de informática profissional, fiz o teste e passei um ano e meio depois tinha concluído o curso! Hoje tenho muitos alunos que sempre mim procuram para saber quando o curso vai abrir vagas! certo dia eu falei para um alunos estude para você poder entrar a faculdade! Eu estou estudando quem sabe daqui a alguns dias eu não esteja dando aula lá! (sempre agradeço a Deus por tudo e procuro mim esforçar na superação dos desafios).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui vale a frase: a melhor forma de ensinar é através do exemplo. Parabéns!

      Excluir
  2. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande Santos.
    Aluno:ALESSANDRA KARLA ANDRÉ DE MENEZES

    ATIVIDADE 2 (COM BASE NO FILME "O GRANDE DESAFIO")RESPOSTA!

    o filme é inspirado na história de um professorACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 14 de Junho de 2013
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande Santos.
    Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.

    ATIVIDADE 2 (COM BASE NO FILME "O GRANDE DESAFIO")RESPOSTA!
    um professor Melvin Tolson (denzel washington)que usa as palavras para fortalecer jovens a respeito da política que atingia toda aquela população, foi sua motivação que fez aqueles jovens tornarem-se oradores capazes de vencer o debate em uma das melhores universidade do mundo Harvard .
    o interessante o aspecto social é muito forte que é possível torna pessoas capazes de destacar com preparo e dedicação, isto muitas vezes não ocorre em nossos jovens, pois o poder de um líder neste caso o professor fez aqueles jovens defender seus objetivos e vencer.
    o professor ele é sempre um motivador mesmo sabendo das dificuldades existem hoje na sociedade.
    Todos os dias eu trago para pratica escolar, que os alunos devem seguir estudando que a educação é o caminho para mudar a suas vidas, que se não for assim sera muito mais difícil as suas conquistas, vejo que pouco a pouco já vejo alunos estudando pré vestibular , outros trabalhando bancos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incentivar e dar o exemplo é a melhor forma de verdade! Parabéns!

      Excluir
  3. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 14 de Junho de 2013
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande Santos.
    Aluno: Jeferson Caetano

    Em de aula em minhas turmas, sempre procuro dar exemplos de determinação e fazer com que eles se sintam motivados ao estudo entendendo que o estudo é a sua principal ferramenta para mudar a sua realidade. Onde trabalho existem muitos jovens ociosos, e na maioria das vezes moram em locais discriminados, mas eu tento levar pra eles minha historia de vida, que também morava em locais assim, durante a infância porém isso me motivava aos estudos pra que um dia eu pudesse sair daquele local e de uma certa forma isso serve como motivação para eles pois sai de uma pessoa que passou o que eles estao passando e agora esta na frente deles como um Professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usar o próprio exemplo é um bom caminho, mas ao mesmo tempo aumenta o nosso compromisso com aquelas pessoas com as quais trabalhamos.

      Excluir
  4. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande P Santos.
    Aluno: Dimas José dos Santos.

    Pude passar por um momento, em que fui, de alguma forma, esse professor. Quando estava a ver o filme, relembrei exatamente desse fato. Tinha uma aluna que era extremamente tímida e não conseguia falar em público em hipótese alguma. Um dia, após insistir muito, pedi que ela gravasse um vídeo para mim falando quem ela era e quais eram suas perspectivas para o futuro. Então a mesma realizou a gravação e me enviou. Ao passar dos dias, propus a ela uma nova tarefa. Pedi que ficasse vendo o vídeo quantas vezes fosse possível durante uma semana. Por fim, fiz o último pedido, gostaria que ela ficasse de fronte a um espelho e repetisse tudo em voz alta. Após todo esse processo veio à revelação final. Tinha proposto um seminário na turma que a mesma fazia parte e dividi vários assuntos, sendo cada um desses para um grupo diferenciado. Pedi aos integrantes do grupo dessa minha aluna, que estimulassem ela a fazer a introdução do trabalho. No dia da apresentação fiquei surpreso, pois ela não só fez a introdução, como também acabou ajudando e muito os demais colegas que estavam inseguros durante a apresentação.

    Para concluir, pude observar que existem várias pessoas que são esplêndidas, porém falta uma ajuda por parte daqueles que estão a sua volta. Sou grato a Deus por ter me conduzido nesse processo e por ter de alguma forma obtido êxito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo trabalhado realizado Dimas; esse é o caminho: acreditar nos alunos e orientá-los para o melhor caminho. Parabéns!

      Excluir
  5. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande P Santos.
    Aluno: Saulo Nunes Da Costa.

    Em minha prática de ensino tive a oportunidade de buscar não só ensinar, mais principalmente aprender com grandes desafios. Creio que o maior deles foi substituir um professor diante de uma turma que gostava muito dele estava com um boas notas. Contudo estas não corresponderam ao que percebi nas minhas avaliações formais ou contínuas. Aprendi que mesmo com a empetia dos alunos o professor não deu continuidade ao desenvolvimento das idéias matemáticas daquele período. Investigando, não descobri grandes dificuldades anteriores na maioria dos jovens daquela turma. Resolvi então partir do princípio que o cologa docente, estava diminuindo o nível dos seus ensinamentos para não criar em nenhum dos lados demais dificuldades. Como não poderia afirmar essa hipótese e mesmo se fosse certeza não faria. Procurei Ser firme no que queria deles, mas sem ser autoritário, buscando sempre o diálogo nas boas e nas más situações, ganhei o respeito do grupo, e como um troféu pra mim a aluna que mais me rejeitou no princípio, e que tinha as piores notas, terminou o ano com as melhores pontuações em matemática da turma e pessoalmente creditou a mim seu ingresso no IFPE.

    Acho que o filme traz um pouco dessa busca pelo aluno acima de qualquer dificuldade. O professor do filme poderia ter escolhido alunos mais "tranquilos" de lhe dar, mas buscou pra ele o desafio de criar um grupo com um adolescente em mulher(a primeira a compor uma equipe de debates naquela universidade) e um jovem problemático. Esse pra mim foi o maior ensinamento do filme, e por experiência posso afirmar que não há retorno maior ao professor que o reconhecimento e o sucesso do aluno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Saulo: a recompensa do docente é sempre o sucesso do aluno e quando percebemos que ele conseguiu e ainda por cima foi grato a nós por isso, então sentimos que vale à pena ensinar.

      Excluir
  6. Minhas aulas sempre motivo meus alunos dando o meu próprio exemplo de vida de onde vim como era e como a educação mudou a minha vida muitos não acreditam na minha estória de vida mas tento motivá-los para que possam almejar futuros brilhantes e consigam vencer as dificuldades que a vida oferece. E sempre consigo resultados bons pois o meus alunos são muitos obedientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Gerivaldo, explorar o exemplo é uma estratégia boa; associe também os exemplos de seus alunos; peça que eles narrem suas histórias isso será muito gratificante com certeza.

      Excluir
  7. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Professora: Msc. Gilberlande Santos.
    Aluna: Valdiriana Costa de Moura Negromonte

    No nosso cotidiano diário de sala de aula sempre temos um pouco do professor em destaque do filme, pois sempre haverá aquele ou aqueles alunos que incentivamos a alcançar seus objetivos, além de estarmos sempre os motivando a estudar para que possam chegar a algum lugar na vida, pois a nossa realidade mostra que é fundamental estudar para ser um bom profissional e assim ser alguém na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti falta de algum exemplo concreto seu; mesmo assim, valeu!

      Excluir
  8. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 14 de Junho de 2013
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande Santos.
    Aluna: Arlete Batista de Lima Albuquerque

    Como profissional da educação, procuro promover reflexões, debates sobre as temáticas trabalhadas. Tenho o prazer de atuar como Tutora Virtual na UFRPE e uma das funções do tutor é acompanhar os aluno, estimular a turma a buscar o conhecimento, incentivando, provocando, auxiliando nas dificuldades e sugerindo caminhos para construção do conhecimento.
    É muito prazeroso perceber como os alunos reagem a uma aula com materiais áudio visuais, com reflexões, sugestões de sites para pesquisas, filmes que falam sobre a temática trabalhada. Não limitar apenas as apostilas ou livros de um único autor.

    Um pouco da minha vida de Tutora...
    Como Tutora Virtual UFRPE na disciplina de Didática no Curso de Pedagogia no Polo de Carpina,
    vivenciei uma experiência diferente como educadora. Quando cheguei ao Polo a Tutora Presencial me falou que uma das alunas que era a mais esforçada, atenciosa nas atividades era deficiente visual e que contava com uma Brailista que acompanhava seus estudos na UFRPE. Nossa foi um choque, pois tive que rever a aula na hora e fazer algumas adaptações, muito bom, aprendi bastante e como foi a primeira aula presencial procurei buscar dos alunos o conhecimento prévio. E na aula seguinte fui direcionada, promovendo a inclusão da aluna com deficiência visual na aula que preparei.

    Nos Polos de Gravatá, Pesqueira e Afrânio com a disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação,Curso de Licenciatura em História como Tutora Virtual busquei junto com o Professor da Disciplina, incentivar com vídeos, slides e sites que abordavam a temática. Nas aulas presenciais contamos com participação dos alunos promovendo debates e apresentações em grupos que levaram sempre a novas reflexões.

    Infelizmente os alunos ainda vem com sequelas do ensino fundamental, que tem tudo muito limitado aos livros didáticos e ao conteúdo passado pelo professor, infelizmente os alunos não são estimulados a esse processo de construção do conhecimento com autonomia na busca do conhecimento científico.

    Estamos na era dos Hipertextos, das construções colaborativas, de compartilhar..
    Como educadores não podemos ficar longe dessa realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, pois a construção colaborativa, o compartilhamento, a autonomia muitas vezes são aspectos que estão fora da vida profissional do próprio educador que ainda não sabe trabalhar desta forma; esse é um fator limitante de uma pedagogia libertadora.

      Excluir
  9. A minha opinião em relação ao filme é que o professor possa apresentar uma motivação ou seja estratégias utilizada no decorrer da sua construção que possa perceber suas reações, dificuldades e facilidades do aluno na sua trajetória acompanhando as mudanças que ocorreram em seus hábitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, e como você faz isso no seu dia a dia? De que forma você atua na sala de aula? De que forma você explora as potencialidades de seus alunos? Reflita sobre isso e aplique as reflexões em sua prática pedagógica.

      Excluir
  10. eu como professor procuro sempre está motivando meu aluno, assim como buscando sempre conhecimentos que facilite e que faça com que eu encontre as dificuldades e busque trabalhar as mesmas, mostrando que os memos são capases de aprender basta quererem adqueirir o conhecimento.

    ResponderExcluir
  11. Geraldo, uma forma de motivar também mé dando o próprio exemplo; esse é um bom caminho!

    ResponderExcluir