quinta-feira, 23 de maio de 2013

ATIVIDADE 1:


NTE 9 – DIDÁTICO DO ENSINO SUPERIOR        PROFª MS. GILBERLANDE P SANTOS

ATIVIDADE 1 (SEMANA DE 18 A 25 DE MANO DE 2013 – 2 H/A)
COM BASE NAS LEITURAS PROPORCIONADAS PELO FILME O DISCURSO DO REICOMENTE OS SEGUINTES ASPECTOS NELE TRATADOS:
  1. OS MÉTODOS POUCO ORTODOXOS UTILIZADOS PELO TERAPEUTA DA FALA QUE TRABALHA COM O JOVEM FUTURO REI.

  1. CONSIDERANDO QUE NA SALA DE AULA A LIDERANÇA DEVE SER EXERCIDA E PARTILHADA PELO DOCENTE, COMENTE A RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFICAZ PARA CONSTITUIÇÃO DESSE PROCESSO TENDO COMO BASE AS DIFICULDADES ORIUNDAS DE POSSÍVEIS PATOLOGIAS FÍSICAS E PSÍQUICAS.

ESTE É O LINK PARA O FILME - 

33 comentários:

  1. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande P Santos.
    Aluno: Dimas José dos Santos.


    1- OS MÉTODOS POUCO ORTODOXOS UTILIZADOS PELO TERAPEUTA DA FALA QUE TRABALHA COM O JOVEM FUTURO REI.

    R. Podemos perceber, que durante todo o filme o jovem futuro rei George (Colin Firth) procurou vários terapeutas, médicos, magistrados, porém nenhum dos métodos aplicados tiveram efeito. Com base em tal fragilidade do rei, este tinha dificuldades em submeter-se a novos métodos. Após a visita de sua esposa Elizabeth (Helena Bonham Carter) a Lionel Logue (Geoffrey Rush) um terapeuta da fala, cujo não era magistrado, e a insistência da mesma em proporcionar a ele uma nova oportunidade de “cura”, foi quem incentivou o George (Colin Firth) a primeira consulta e em seguida, a visibilidade de que os métodos pouco convencionais utilizados pelo terapeuta da fala eram eficazes. Percebemos que apesar de parecerem técnicas pouco ortodoxas e desprovidas aos olhos do rei, as mesmas, tiveram sim, uma excelente importância no que se refere a conseguir adaptar-se a tal deficiência. Nem sempre os métodos mais utilizados por várias pessoas se enquadram a todos os casos, e com muita clareza notamos essa adaptabilidade no filme.

    2- CONSIDERANDO QUE NA SALA DE AULA A LIDERANÇA DEVE SER EXERCIDA E PARTILHADA PELO DOCENTE, COMENTE A RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFICAZ PARA CONSTITUIÇÃO DESSE PROCESSO TENDO COMO BASE AS DIFICULDADES ORIUNDAS DE POSSÍVEIS PATOLOGIAS FÍSICAS E PSÍQUICAS.

    R. Como educadores e mediadores do saber, precisamos desenvolver junto a nossas competências, métodos e técnicas a serem aplicadas nas mais diferentes turmas e consequentemente diferentes alunos. Percebemos que muitas vezes temos em sala, alunos com certas deficiências, tanto causadas por patologias físicas como psíquicas. É necessário que o educador tenha técnicas de comunicação eficazes para lidar com tais casos, tendo como principal objetivo introduzi-los a sociedade como um todo. Vemos também a importância do saber ouvir e ainda mais, o saber observar todos que estão a sua volta. Algumas dificuldades poderão ser amenizadas ou até mesmo superadas, se o professor tiver um olhar mais criterioso e saber como lidar em cada uma das situações que encontrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desenvolvermos competências múltiplas sem perdermos o foco na especialidade esse é o nosso grande desafio. Parabéns Dimas!

      Excluir
  2. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 - 2013
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande Santos.
    Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.

    ATIVIDADE 1:

    ATIVIDADE 1 (SEMANA DE 18 A 25 DE MANO DE 2013 – 2 H/A)
    COM BASE NAS LEITURAS PROPORCIONADAS PELO FILME O DISCURSO DO REI, COMENTE OS SEGUINTES ASPECTOS NELE TRATADOS:
    OS MÉTODOS POUCO ORTODOXOS UTILIZADOS PELO TERAPEUTA DA FALA QUE TRABALHA COM O JOVEM FUTURO REI.

    Resposta. Ferreira.

    Alguns médicos com os quais o Duque de York (Um dos filhos do rei George V) se consultava pediam para que ele fumasse. Pois na visão do medico o cigarro era bom para acalmar os nervos e da confiança. Outro medico a fim de acabar com a gagueira fez com que o Duque enchesse a boca com varias bolinhas de gude a fim de falar enquanto lesse um texto, porem não deu certo!

    A única saída para tentar resolver o problema foi levar o Duque para uma avaliação no consultório de L.Logue defeitos de dicção. Na rua Harley.
    Levado por sua esposa Elizabeth, O príncipe Albert Frederick Arthur George (Bertie) começou um tratamento com Lionel Logue.
    Dentre os recursos usados por Lionel para o tratamento da gagueira de Bertie destacamos os seguintes:

    1. O qual usou um gravador americano da marca Silvertone (Disco de vinil).
    2. Lionel utilizou-se de técnicas de trava línguas “O sabiá não sabia que o sábio sabia – que o sabiá não sabia assoviar”.
    3. Fortalecimento do diafragma (Abdomem);
    4. Fisioterapia, e exercícios de relaxamento;
    5. Elocução “significa exprimir o pensamento por meio de palavras”.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Elocu%C3%A7%C3%A3o Acesso em 24/05/2013

    6. Grandes pausas, etc.

    Com o tratamento que foi trabalhado Lionel fez com que Bertie agora rei da Inglaterra após morte de seu pai e a abdicação de seu irmão pelo trono inglês, restabelecesse a confiança na própria voz.
    Então o rei George VI (Bertie) usa o radio (Uma tecnologia muito avançada da época) e faz seu discurso para seus súditos, a respeito da declaração de guerra da Inglaterra contra a Alemanha Nazista de Hittler. (03 de Setembro de 1939).

    Resposta. Ferreira.

    CONSIDERANDO QUE NA SALA DE AULA A LIDERANÇA DEVE SER EXERCIDA E PARTILHADA PELO DOCENTE, COMENTE A RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFICAZ PARA CONSTITUIÇÃO DESSE PROCESSO TENDO COMO BASE AS DIFICULDADES ORIUNDAS DE POSSÍVEIS PATOLOGIAS FÍSICAS E PSÍQUICAS.

    Para que uma comunicação se torne eficaz em sala de aula é preciso que se tenha um ambiente com o mínimo de barulho possível, pois o mesmo pode causar desvio de atenção na hora de uma explicação muito importante prejudicando dessa forma o processo de ensono aprendizagem de todos.
    O educador deve usar um tom compatível para que ele não venha com o tempo a adquirir uma doença relacionada a voz que é seu instrumento de trabalho de grande relevância, o cuidado com a voz deve ser uma constante, e a prevenção se faz necessária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saúde do docente, em todos os seus aspectos, é fundamental para o desenvolvimento eficiente de suas funções, não é? Afinal de contas, nós não vendemos apenas conhecimentos, nós ajudamos a realizar sonhos!!! Gostei de sus respostas. Muito boas!

      Excluir
  3. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande P Santos.
    Aluno: Débora da Silva Cezar


    1- OS MÉTODOS POUCO ORTODOXOS UTILIZADOS PELO TERAPEUTA DA FALA QUE TRABALHA COM O JOVEM FUTURO REI.


    Lionel, que atua também como psicólogo de seu cliente e amigo. Seus exercícios e técnicas incomuns levam o rei a criar uma maior autoestima e uma segurança que nunca antes demonstrou.


    2-CONSIDERANDO QUE NA SALA DE AULA A LIDERANÇA DEVE SER EXERCIDA E PARTILHADA PELO DOCENTE, COMENTE A RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFICAZ PARA CONSTITUIÇÃO DESSE PROCESSO TENDO COMO BASE AS DIFICULDADES ORIUNDAS DE POSSÍVEIS PATOLOGIAS FÍSICAS E PSÍQUICAS.

    A construção escolar deverá ser coletiva, os docentes incentivando o trabalho colaborativo não só em sala de aula e sim também na comunidade escolar.Tendo em conta a melhoria da aprendizagem do aluno.
    A escola deverá está preparada para receber as dificuldades de possíveis patologias... é um espaço educacional que deverá ser usufruído por todos. E saber responder as dificuldades desses alunos
    para que o ensino se modernize e que os docentes se aperfeiçoem, adequando as ações pedagógicas á diversidade dos aprendizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usar as tecnologias e as metodologias diversas a nossa favor. Isso mesmo.
      Gilberlande

      Excluir
  4. Pós- graduação em novas tecnologias na educação
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande P Santos.
    Aluno:Alessandra karla Andre de Menezes

    1- OS MÉTODOS POUCO ORTODOXOS UTILIZADOS PELO TERAPEUTA DA FALA QUE TRABALHA COM O JOVEM FUTURO REI.
    Alguns métodos foram realizados e embora não tenham sido eficaz para o tratamento do duque de york , pois o mesmo passou por uma serie de tratamento , só através de L Louge, que pode transformar o que era defeito para um rei ,corajoso e forte para enfrentar seus problemas.o uso do gravador fez o futuro rei ver a sua voz e perceber sua dificuldades em ouvir e falar.
    As expressões corporais e exercícios físicos também o ajudaram a melhorar o uso da respiração controlada, pausas entre cada palavra, mas acima de tudo foi fazer com que o futuro rei vencesse os seus medos que o impedia de falar e só trabalhando essas coisas foi possível fazer o rei falar bem ao público.
    2-CONSIDERANDO QUE NA SALA DE AULA A LIDERANÇA DEVE SER EXERCIDA E PARTILHADA PELO DOCENTE, COMENTE A RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFICAZ PARA CONSTITUIÇÃO DESSE PROCESSO TENDO COMO BASE AS DIFICULDADES ORIUNDAS DE POSSÍVEIS PATOLOGIAS FÍSICAS E PSÍQUICAS.
    Em sala de aula uma boa oratória é importante, pois a forma como nos expressamos. Fala muito sobre nosso respeito é possível, passar de simples professor poder saber melhorar sua postura e colocação da voz. Eu não vejo isto ser levado muito em consideração nas escolas, deveria termos profissionais da área como fonoaudiólogos e outros especialistas para trabalhar juntos , para fazer um trabalho de educação pois muitas vezes temos os problemas e não dispomos de nenhum tipo de ajuda para nos orientar,e isto e comum pois existe uma serie de fatores que dificultam o ensino aprendizagem e este é um deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Alessandra, de nada adiante um docente tecnicamente preparado mas que não apresenta habilidades comunicacionais adequadas; isso provoca um fracasso na sala de aula. Muito bom seu comentário. Parabéns!

      Excluir
  5. Parabéns meninos e meninas; os comentários mostram uma sensibilidade às questões quase sempre consideradas "marginais, porque ficam à margem" da pauta da didática em geral e isso demonstra a qualidade dos profissionais que vocês são: preocupados com o fazer pedagógico alinhado com as demandas educacionais tanto coletivas quanto e, sobretudo, individuais.

    ResponderExcluir
  6. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande P Santos.
    Aluno: Arlete Batista de Lima Albuquerque

    Mesmo sabendo que passei do tempo para a contribuição neste espaço, gostaria de deixar registrado a minha visão diante do filme. Justifico por motivo de saúde do meu filho e meu também, uma virose desde o final da semana passada que insiste em permanecer conosco.


    OS MÉTODOS POUCO ORTODOXOS UTILIZADOS PELO TERAPEUTA DA FALA QUE TRABALHA COM O JOVEM FUTURO REI.

    Percebemos que os métodos trabalhados para resolver o problema de voz do príncipe e futuro rei, durante sua vida não surtiram efeitos. Sempre pressionado pelo pai o Rei, que acabava por piorar a situação ao expor o futuro rei a leituras de discursos em público. Até que sua esposa Elizabeth (Helena Bonham Carter) fica sabendo de um método aplicado por um terapeuta e resolvem visita-lo mesmo não tendo muitas esperanças e confiança.
    O futuro Rei Albert (Colin Firth), não acredita que ira resolver o seu problema com o terapeuta, que tenta conquistar a confiança do futuro Rei. Até que seu pai vem a falecer e seu irmão assume como Rei. Apaixonado por uma norte-americana, aos poucos vai abandonando as responsabilidades de Rei e renuncia e seu irmão se ver na obrigação de assumir, com este dilema tenta junto com o terapeuta resolver o problema com sua voz. Que utiliza vários métodos para correção da gagueira. Até que o rei consegue fazer seu discurso junto com seu parceiro e amigo, que transmiti confiança e incentiva a autoconfiança no Rei. Não esquecendo a presença da família, que mostrando confiança estava sempre ao seu lado.
    Filme emocionante...


    1. CONSIDERANDO QUE NA SALA DE AULA A LIDERANÇA DEVE SER EXERCIDA E PARTILHADA PELO DOCENTE, COMENTE A RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFICAZ PARA CONSTITUIÇÃO DESSE PROCESSO TENDO COMO BASE AS DIFICULDADES ORIUNDAS DE POSSÍVEIS PATOLOGIAS FÍSICAS E PSÍQUICAS.

    Observamos que a confiança e a parceria são muito importantes no processo de aprendizado, esta confiança gera uma autoconfiança no aprendente, que por sua vez cria espaços e caminhos para a construção do aprendizado em sala de aula. A sensibilidade do educador para com seus alunos é de extrema importância, buscando sempre parcerias, e se possível junto aos familiares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Arlete, a dupla confiança e parceria é fundamental para a aprendizagem.

      Excluir
  7. Complementando...
    Temos que levar em consideração vários modelos de aula, não ficarmos só com a aula expositiva, sempre ouvir os nossos alunos nessa construção, troca de conhecimentos é muito valioso e ajuda a dar pausas na voz, podendo assim tomar água, respirar, acalmar.
    A palestra sobre a "A saúde vocal" mostra como nós docentes necessitamos conhecer e saber usar bem a nossa voz. Percebemos que não temos a cultura de cuidar da voz e só procuramos um especialista quando já estamos com algum problema aparente, bom seria se os cuidados fossem diários, com prevenção.
    Citei sobre o problema com a comunicação entre os alunos, pois tenho alunos que é gago e ele precisa ser acompanhado por uma fonoaudióloga, a mãe está ciente da responsabilidade diante do problema do filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande problema, a meu ver, é que a nossa formação em licenciatura não nos prepara de fato para as questões diferentes a serem encaradas no dia a dia, assim como esse fato de ter um aluno gago em sala de aula; por isso, fazer uma especialização é tão importante.

      Excluir
  8. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: Didática do Ensino Superior.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande P Santos.
    Aluno: Saulo nunes Da Costa.


    1- Basicamente entendi que os métodos do terapeuta mesmo inicialmente estranhos, principalmente para o Duque, chamaram à atenção, fazendo com que o monarca se dedicasse com mais intensidade em relação a outras terapias.
    Creio que a qebra dos métodos tradicionais nem sempre será a solução para um determinado problema, mas certamente provoca uma mudança de postura, no mínimo estimula a curiosidade que por sua vez pode se transformar em busca pelo conhecimento.

    2- Concordo que o professor deve sempre ter uma boa imposição vocal até mesmo para passar segurança no que está apresentando. Não necessáriamente ter ou criar uma voz grave ou alta, mas limitar atravez dessa ferramente o espaço imaginário entre o professor e os alunos, sem que isso nem outra atitude ponha barreiras no ambiente sala de aula. Dificuldades físicas ao meu ver, só devem afetar aquele que está em um ambiente preconceituoso ou aquele que não mostra confiança em si mesmo. Dificuldades psíquicas,devem ser tratadas com a dedicação de compreender também que o aluno espera pela liderança d professor e se essa não chegar algum ou alguns alunos tomarão as rédias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Saulo, a mudança por si só não ocorrerá trocando métodos, mas, concordo com você, é um primeiro passo para a reflexão do fazer pedagógico.

      Excluir
  9. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande P Santos.
    Aluno: Geraldo Miguel dos Santos Filho


    1- OS MÉTODOS POUCO ORTODOXOS UTILIZADOS PELO TERAPEUTA DA FALA QUE TRABALHA COM O JOVEM FUTURO REI.
    Pude perceber que existem varias metodologias para serem aplicada, mas que nem todas vão dar certeza de resultado, vimos que o jovem Rei com suas dificuldades na fala, mas que se fazia necessário se expressar em publico, com o auxilio de sua esposa, procurou diversos métodos para solucionar suas dificuldades, e que em um método especifico foi o que teve um melhor desempenho. Isso é o que acontece com nós em sala de aula, nem sempre usamos a metodologia correta, e que não devemos nos expressar como se fossemos outras pessoas e sim utilizando uma metodologia que sejamos nós mesmas.
    2- CONSIDERANDO QUE NA SALA DE AULA A LIDERANÇA DEVE SER EXERCIDA E PARTILHADA PELO DOCENTE, COMENTE A RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFICAZ PARA CONSTITUIÇÃO DESSE PROCESSO TENDO COMO BASE AS DIFICULDADES ORIUNDAS DE POSSÍVEIS PATOLOGIAS FÍSICAS E PSÍQUICAS.
    certo de que vamos encontra varias realidades temos que nos policiar sempre, em gestos, vocabulário, ações em sala de aula entre outras, percebemos que muitas vezes temos em sala, alunos com certas deficiências, tanto causadas por patologias físicas como psíquicas. Se o professor tiver um olhar mais criterioso e saber como lidar em cada uma das situações que encontrar sua metodologia erra se destacar dentre outras, tendo o resultado desejado por nós professor que é o ensino aprendizado.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio, concordando com você, que falta aos nossos docentes a percepção de que a sala de aula é um espaço dinâmico e que como tal precisa se adequar as diversas situações e necessidades dos alunos; só assim estaremos proporcionando uma aprendizagem de qualidade.

      Excluir
  10. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: Didática do Ensino Superior.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande P Santos.
    Aluna Everalda Cristina da Silva

    Resposta 1
    O filme apresenta de forma explícita que para identificar um método adequado, para determinada dificuldade não é um processo rápido e nem quer dizer, que tem ser logo eficaz, constata-se que os experimentos metodológicos são colaborativos para a eficácia do trabalho, compreende-se também que ao cuidar de um problema o processo metodológico não deve acontecer de maneira isolada, é pertinente o análise do contexto e vários fatores que afetam para o surgimento da dificuldade.
    De acordo com o filme podemos afirmar que o sentimento da confiança torna-se um recurso facilitador na aplicação dos métodos, a confiança em si próprio, nas relações interpessoais, então logo percebemos que a autoconfiança também é recurso indispensável e relevante no processo de superação da dificuldade encontrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reposta 2

      A liderança vivenciada no ambiente educacional depende diretamente da comunicação em diversas maneiras como: transposição didática, através da escrita e oralidade, portanto compreende-se que não existe ensino-aprendizagem ausente da comunicação, porque ela é um recurso facilitador nas relações e diferentes situações, sabemos que a sala de aula é composta por diversidade então é necessário que a comunicação seja inclusiva, atendendo todo o grupo, dessa maneira acredita-se na possibilidade, de através da comunicação ser minimizado os limites ou seja as dificuldades existentes na sala de aula.

      Excluir
    2. Os pontos que você aponta são fundamentais na docência: confiança, autoconfiança, liderança, percepção do outro, dinamismo metodológico e acima de tudo estudo contínuo em busca do que pode ser melhor para seus alunos. Parabéns!

      Excluir
  11. Resposta 01:
    Com certa dificuldade para se comunicar, o futuro rei procurou algumas "saídas" para resolver seu problema de comunicação a início sem resultados, porém, surge uma luz no fim do túnel, um fonoaudiólogo.
    De início houve resistência em relação a terapia, contudo, gradativamente ele sente os efeitos do método usado. Diante de tudo isso foi percebido que apesar de ter se usados métodos pouco convencionais para o tratamento houve resultados significativos.


    Resposta 02:
    Em geral a saúde do educador é de extrema importância. Como o professor é o "centro das atenções" na sala de aula, é necessário que ele possa se comunicar bem pois uma boa comunicação facilitará o trabalho docente, sendo assim, quando for necessário, o profissional procure meios para que possa minimizar as dificuldades encontradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante lembrar que o terapeuta do rei é leigo, ou seja, não é um fonoaudiólogo; ele conhece o ofício pela prática, e isso nos conduz a uma reflexão interessante acerca da relação teoria x prática e eficácia.

      De fato, a saúde do educador passa pela necessidade de uma boa comunicação, sem isso não se tem um líder.

      Excluir
  12. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande P Santos.
    Aluno: Léia Soares de Melo

    Resposta 01:

    Tenho certeza que todo mundo, em algum momento já passou por dificuldades de falar em público. É óbvio que a maioria não possuía o inconveniente da gagueira, o principal problema do futuro jovem rei, o que torna tudo mais complicado.
    Contudo, o que ficou bem claro é que muitas vezes, é preciso uma quebra de conceitos e pré-conceitos para que haja um efeito satisfatório. Nem sempre a solução está com os mais renomados e experientes profissionais. Isso ficou bem claro pra mim.
    As vezes, pequenas ações surtem mais efeito do que grandes desafios.
    Inspirador essa história.

    Resposta 02:
    Costumo dizer que a saúde do educador é o termômetro da educação. Embora, seja impossível manter a saúde sempre em perfeitas condições, sempre há meios de mantê-la em um bom "estado de conservação". Beber muita água, falar em um tom adequado ( quase impossível em salas com 50 alunos ou mais, disputando atenção com celulares, fones de ouvido, conversas paralelas, barulho esterno, tablets...), evitar alimentos muito quentes ou muito frios, dormir bem, manter a calma e o bom humor, manter uma boa relação com seus alunos, são meios de evitar problemas de voz, o principal problema dos professore.
    No entanto,além dos problemas de voz, exitem os de cunho psicológico e esses vão além da sala de aula. E a forma mais eficaz de tratá-la e/ou evitá-la é viver uma vida feliz. Saber superar dificuldades,desacelerar, eleger prioridades.
    Um bom profissional é alguém bem resolvido.Ciente de suas potencialidades e de suas fragilidades. Munidos dessas certezas, qualquer dificuldade que porventura venha surgir em sala de aula, será superada, sem grandes problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia, a objetividade é certamente a sua grande qualidade, parabéns; seus comentários seguem essa máxima; concordo plenamente com suas posições e acrescento: reconhecer que somos frágeis e potentes ao mesmo tempo não é contraditório, é apenas paradoxal e isso é bom, nos coloca sempre em movimento, em ação!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Ficou claro que um dos maiores obstáculos do protagonista do filme era a sua gagueira mas com o tratamento com um fonoaudiólogo e ele ter usados poucos métodos convencionais houve resultado significativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O terapeuta não é fonoaudiólogo, mas leigo; você poderia ter discutido um pouco mais a questão dos métodos.

      Excluir
  15. A escola como o Docente tem que está preparada e qualificada tanto na parte física como na parte pedagógica para lhe dar com alunos e o docente com uma boa comunicação facilitara o seu trabalho e seu alunado vai ter melhor rendimento em sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de a escola ter um papel fundamental nesse processo de construção da liderança, é importante lembrar que quem faz a escola é o docente, pois ela não se constitui apenas de tijolos e cimentos; assim a responsabilidade de transformar o espaço escolar é do docente mais uma vez.

      Excluir
  16. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Professora: Msc. Gilberlande Santos.
    Aluna: Valdiriana Costa de Moura Negromonte

    1- OS MÉTODOS POUCO ORTODOXOS UTILIZADOS PELO TERAPEUTA DA FALA QUE TRABALHA COM O JOVEM FUTURO REI.

    Após várias tentativas de curar a gagueira por terapeutas, médicos emagistrados, o jovem futuro rei George (Colin Firth) conhece enfim Lionel Logue (Geoffrey Rush) um terapeuta da fala, não magistrado, que utiliza de métodos pouco convencionais, porém eficazes que ajudaram ao rei a curar seu problema conseguindo assim realizar um belissimo discurso ao ser nomeado Rei, além de uma grande amizade surgir entre eles.


    2- CONSIDERANDO QUE NA SALA DE AULA A LIDERANÇA DEVE SER EXERCIDA E PARTILHADA PELO DOCENTE, COMENTE A RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFICAZ PARA CONSTITUIÇÃO DESSE PROCESSO TENDO COMO BASE AS DIFICULDADES ORIUNDAS DE POSSÍVEIS PATOLOGIAS FÍSICAS E PSÍQUICAS.

    A saúde do docente é de fundamental importância para que suas atividades cotidianas sejam realizadas da melhor maneira possível, porém no sistema de educação pública nem sempre ocorre um acompanhamento adequado para que os mesmos possam tratar de certas patologias que surgem com o passar do tempo. Além de ser necessário que o mesmo tenha uma boa postura e que seja um bom observador para que possa detectar problemas rotineiros e resolve-los da melhor maneira possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdiriana, na primeira resposta senti falta de comentários mais específicos sobre os métodos usados.

      Comunicar-se adequadamente nem sempre leva a construção da liderança; é preciso que o docente além de saber se comunicar - isso é fundamental - ele tenha também a habilidade de liderar equipes.

      Excluir
  17. resposta 2
    A saúde do profepara é o fator principal, sem saúde não podemos administrar as aulas e para isso nem sempre ocorre um acompanhamento necessário para chegar a um resultado esperado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Márcia, (re) veja o filme e a atividade e responda-a novamente! Fico no aguardo!

      Excluir