quinta-feira, 23 de maio de 2013

MANUAL ORIENTATIVO PARA REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS

I. ORIENTAÇÕES AO DOCENTE
1. PREPARAÇÃO DO SEMINÁRIO
- O professor deverá:
q Apresentar o tema ou obra(s);
q Justificar sua importância;
q Desafiar os estudantes a pesquisarem e a produzirem um seminário com os resultados alcançados;
q Apresentar os caminhos para realizarem a pesquisa;
q Indicar bibliografia;
q Organizar o calendário para as apresentações.

2. DESENVOLVIMENTO
SEMINÁRIOS
2.1 A apresentação oral deve ser programada para durar o tempo previsto pelo docente da disciplina. (Vide tabela de horários nos anexos).
2.2 Esteja no local de apresentação com antecedência e prestigie a apresentação de seus colegas todas as vezes em eles forem se apresentar; acompanhe as discussões orientadas pelo docente; assim você já corrigirá alguma coisa que por acaso não esteja correto em seu trabalho.
2.3 Cheque o funcionamento dos equipamentos eletrônicos que usará e deixe os arquivos todos em ordem, caso faça uso desse recursos.
2.4 Treine e ajuste sua apresentação. Isto só pode ser feito em voz alta e usando os textos e figuras de apoio. Preferencialmente, treine para uma audiência conhecida (colegas e/ou professor(es)). CONTROLE SEU TEMPO!
2.5 Apresentações em DataShow são práticas e fáceis de executar. Porém, lembre-se que imprevistos acontecem e é sempre bom ter um plano “B”. Este plano “B” pode ser constituído por algumas poucas transparências e/ou slides fotográficos básicos incluindo apenas itens de difícil apresentação apenas verbal. Ou então dinamismo para apresentações sem recursos além da voz e do papel.
2.6 Cuide para que sua voz seja audível, legível e compreensível; TER UM ABOA DICÇÃO NÃO É GRITAR, MAS SIM USAR ADEQUADAMENTE O MICROFONE OU IMPOSTAR BEM A SUA VOZ.
2.7 Mantenha a postura corporal e o modo de se vestir adequados, assim como use a norma padrão da língua, afinal, trata-se de um momento formal. NO DIA DO SEMINÁRIO, VISTA-SE FORMALMENTE.
2.8 Durante todo o tempo de apresentação do seminário, você deve permanecer de pé; assim poderá controlar melhor o público.
2.9 Antes de iniciar a apresentação, você e/ou os membros do grupo devem ser apresentados ao público, um a um, dizendo o primeiro nome e qual assunto será ali discutido.
2.10 No trabalho em grupo, cuide para que: após a fala de um apresentador para o outro, não haja aquela frase indevida “eu fiquei com a parte de...” lembre-se, O TRABALHO É EM GRUPO, portanto, deve pressupor que todo o material é de todos.
ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!
BREVE RESUMO DESTAS ORIENTAÇÕES:
ü VOCÊ PODERÁ UTILIZAR QUAISQUER RECURSOS DIDÁTICOS JULGADOS CONVENIENTES, APENAS ASSEGURE-SE DE QUE SABE BEM MANUSEÁ-LOS;
ü CONTROLE BEM O TEMPO DE APRESENTAÇÃO;
ü NÃO FAÇA LEITURAS DE TEXTOS LONGOS;
ü ADEQUE SUA LINGUAGEM AO NÍVEL DE FORMALIDADE DO MOMENTO;
ü COMPORTE-SE COMO SE ESTIVESSE EM UMA BANCA EXAMINADORA;
ü VISTA-SE FORMALMENTE PARA A OCASIÃO (HOMENS: CALÇA COMPRIDA DE TECIDO – NÃO JEANS – E CAMISA DE TECIDO – PODE SER MANGA CURTA OU LONGA, SE PUDER USAR UM BLAZER OU UM PALETÓ – SEM GRAVATA; MULHERES: SAIA OU CALÇA DE TECIDO – NÃO JEANS – E BLUSAS OU CAMISAS DE TECIDOS; TAMBÉM PODEM OPTAR PELO VESTIDO DESDE QUE SEJAM DO TIPO ESPORTE-FINO E, DE PREFERÊNCIA, UM CASACO TIPO BLASER OU SPENCER POR CIMA DESSAS ROUPAS CITADAS
ü MANTENHA-SE ATENTO ÀS APRESENTAÇÕES DOS COLEGAS
ü MANTENHA-SE DE PÉ DURANTE TODO O TEMPO DA SUA APRESENTAÇÃO.

3 DA FORMATAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
3.1 A preparação de textos e figuras para apresentações orais difere de preparações para impressão em papel. A seguir algumas dicas:
3.1.1 textos e figuras devem ser mais largos que altos – este formato é mais adequado para a maioria das telas de projeção.
3.1.2 Fontes “retas”, como Arial ou Helvética, são mais legíveis e devem ser usadas em fontes bem maiores do que seria aceitável para impressão em papel. Não inclua mais do que seis tópicos (sob a forma de itens) em cada material de exposição.
3.1.3 Usar sempre alto contraste entre imagem (texto ou figura) e fundo. Os slides mais legíveis têm texto preto sobre fundo branco. Um fundo claro (ex. amarelo claro) com letras em cores fortes (ex. azul marinho escuro) também funciona, ou vice-versa. Evite exagerar no número e na aparência das cores.
3.1.4 Padronize sua apresentação. Use o mesmo padrão de cores em todas as suas imagens. Escolha padrão para símbolos/ideogramas de listagens, fontes e tamanhos de texto para títulos, tópicos, gráficos, etc. No DataShow, use sempre as mesmas transições de um slide para outro.
3.1.5 Evite apresentar na tela o texto de seu discurso – inclua apenas tópicos ou palavras-chave para que não esqueça de apresentar informações importantes ou sua sequência.
3.1.6 Evite elementos superpovoados de informações – as imagens (textos e/ou figuras) devem ser compreendidas em poucos segundos.
3.1.7 NÃO É OBRIGATÓRIA APRESENTAÇÃO DO TEMA COM O USO DE RECURSOS ÁUDIO-VISUAIS; A EQUIPE PODERÃ APRESENTAR CONFORME JULGAR MAIS CONVENIENTE!

LEMBRETE FINAL: quando terminar a apresentação, agradeça sempre e abra para as dúvidas e discussões.
4. SOBRE A AUDIÊNCIA
ü Para cada Seminário apresentado, cada equipe deverá eleger um colega que elaborará uma pergunta a ser feita à equipe apresentadora ao final da exposição.
ü Não deve haver interrupções das apresentações; todas as dúvidas e/ou comentários serão feitos ao final da exposição.
Prof.ª Gilberlande Santos

Um comentário:

  1. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 - 2013
    Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Msc. Gilberlande Santos.
    Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.

    Muito bom este manual ele nos dar uma ótima noção dos principais procedimentos que devemos ter diante de uma apresentação, abrangendo vários aspectos relevantes, como a postura, o jeito de se vestir, a organização do tempo, etc

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