I. ORIENTAÇÕES AO DOCENTE
1. PREPARAÇÃO DO SEMINÁRIO
- O professor deverá:
q Apresentar o tema ou obra(s);
q Justificar sua importância;
q Desafiar os estudantes a pesquisarem e a produzirem um
seminário com os resultados alcançados;
q Apresentar os caminhos para realizarem a pesquisa;
q Indicar bibliografia;
q Organizar o calendário para
as apresentações.
2. DESENVOLVIMENTO
SEMINÁRIOS
2.1
A apresentação oral deve ser
programada para durar o tempo previsto pelo docente da disciplina. (Vide tabela
de horários nos anexos).
2.2
Esteja no local de apresentação com
antecedência e prestigie a apresentação de seus colegas todas as vezes em eles
forem se apresentar; acompanhe as discussões orientadas pelo docente; assim
você já corrigirá alguma coisa que por acaso não esteja correto em seu
trabalho.
2.3
Cheque o funcionamento dos
equipamentos eletrônicos que usará e deixe os arquivos todos em ordem, caso
faça uso desse recursos.
2.4
Treine e ajuste sua apresentação.
Isto só pode ser feito em voz alta e usando os textos e figuras de apoio.
Preferencialmente, treine para uma audiência conhecida (colegas e/ou
professor(es)). CONTROLE SEU TEMPO!
2.5
Apresentações em DataShow são
práticas e fáceis de executar. Porém, lembre-se que imprevistos acontecem e é
sempre bom ter um plano “B”. Este plano “B” pode ser constituído por algumas
poucas transparências e/ou slides fotográficos básicos incluindo apenas itens
de difícil apresentação apenas verbal. Ou então dinamismo para apresentações
sem recursos além da voz e do papel.
2.6
Cuide para que sua voz seja audível,
legível e compreensível; TER UM ABOA DICÇÃO NÃO É GRITAR, MAS SIM USAR
ADEQUADAMENTE O MICROFONE OU IMPOSTAR BEM A SUA VOZ.
2.7
Mantenha a postura corporal e o modo
de se vestir adequados, assim como use a norma padrão da língua, afinal,
trata-se de um momento formal. NO DIA DO SEMINÁRIO, VISTA-SE FORMALMENTE.
2.8
Durante todo o tempo de apresentação
do seminário, você deve permanecer de pé; assim poderá controlar melhor o
público.
2.9
Antes de iniciar a apresentação, você
e/ou os membros do grupo devem ser apresentados ao público, um a um, dizendo o
primeiro nome e qual assunto será ali discutido.
2.10 No trabalho em grupo, cuide para que: após a fala
de um apresentador para o outro, não haja aquela frase indevida “eu fiquei com
a parte de...” lembre-se, O TRABALHO É EM GRUPO, portanto, deve pressupor que
todo o material é de todos.
ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!
BREVE RESUMO DESTAS
ORIENTAÇÕES:
ü VOCÊ PODERÁ UTILIZAR QUAISQUER RECURSOS DIDÁTICOS
JULGADOS CONVENIENTES, APENAS ASSEGURE-SE DE QUE SABE BEM MANUSEÁ-LOS;
ü CONTROLE BEM O TEMPO DE APRESENTAÇÃO;
ü NÃO FAÇA LEITURAS DE TEXTOS LONGOS;
ü ADEQUE SUA LINGUAGEM AO NÍVEL DE FORMALIDADE DO
MOMENTO;
ü COMPORTE-SE COMO SE ESTIVESSE EM UMA BANCA
EXAMINADORA;
ü VISTA-SE FORMALMENTE PARA A OCASIÃO (HOMENS:
CALÇA COMPRIDA DE TECIDO – NÃO JEANS – E CAMISA DE TECIDO – PODE SER
MANGA CURTA OU LONGA, SE PUDER USAR UM BLAZER OU UM PALETÓ – SEM
GRAVATA; MULHERES: SAIA OU CALÇA DE TECIDO – NÃO JEANS – E BLUSAS
OU CAMISAS DE TECIDOS; TAMBÉM PODEM OPTAR PELO VESTIDO DESDE QUE SEJAM DO TIPO
ESPORTE-FINO E, DE PREFERÊNCIA, UM CASACO TIPO BLASER OU SPENCER POR CIMA
DESSAS ROUPAS CITADAS
ü MANTENHA-SE ATENTO ÀS APRESENTAÇÕES DOS COLEGAS
ü MANTENHA-SE
DE PÉ DURANTE TODO O TEMPO DA SUA APRESENTAÇÃO.
3 DA FORMATAÇÃO DO MATERIAL
DIDÁTICO
3.1 A preparação de textos e figuras para apresentações
orais difere de preparações para impressão em papel. A seguir algumas dicas:
3.1.1
textos e figuras devem ser mais
largos que altos – este formato é mais adequado para a maioria das telas de
projeção.
3.1.2
Fontes “retas”, como Arial ou Helvética,
são mais legíveis e devem ser usadas em fontes bem maiores do que seria
aceitável para impressão em papel. Não inclua mais do que seis tópicos (sob a
forma de itens) em cada material de exposição.
3.1.3
Usar sempre alto contraste entre
imagem (texto ou figura) e fundo. Os slides mais legíveis têm texto preto sobre
fundo branco. Um fundo claro (ex. amarelo claro) com letras em cores fortes
(ex. azul marinho escuro) também funciona, ou vice-versa. Evite exagerar no
número e na aparência das cores.
3.1.4
Padronize sua apresentação. Use o
mesmo padrão de cores em todas as suas imagens. Escolha padrão para
símbolos/ideogramas de listagens, fontes e tamanhos de texto para títulos,
tópicos, gráficos, etc. No DataShow, use sempre as mesmas transições de um slide
para outro.
3.1.5
Evite apresentar na tela o texto de
seu discurso – inclua apenas tópicos ou palavras-chave para que não esqueça de
apresentar informações importantes ou sua sequência.
3.1.6
Evite elementos superpovoados de
informações – as imagens (textos e/ou figuras) devem ser compreendidas em
poucos segundos.
3.1.7 NÃO É OBRIGATÓRIA
APRESENTAÇÃO DO TEMA COM O USO DE RECURSOS ÁUDIO-VISUAIS; A EQUIPE PODERÃ
APRESENTAR CONFORME JULGAR MAIS CONVENIENTE!
LEMBRETE FINAL: quando terminar a apresentação, agradeça sempre e
abra para as dúvidas e discussões.
4. SOBRE A AUDIÊNCIA
ü Para cada Seminário apresentado, cada equipe deverá
eleger um colega que elaborará uma pergunta a ser feita à equipe apresentadora
ao final da exposição.
ü Não
deve haver interrupções das apresentações; todas as dúvidas e/ou comentários
serão feitos ao final da exposição.
Prof.ª Gilberlande Santos
FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA (PE)
ResponderExcluirCurso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 - 2013
Disciplina: “Didática do Ensino Superior”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professora: Msc. Gilberlande Santos.
Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.
Muito bom este manual ele nos dar uma ótima noção dos principais procedimentos que devemos ter diante de uma apresentação, abrangendo vários aspectos relevantes, como a postura, o jeito de se vestir, a organização do tempo, etc